5 Medidas para Aliviar sintomas de Hemorroidas na Gravidez
O tratamento gestantes que apresentam quadros de hemorroida é restrito à medidas locais e, como segunda opção, medicações via oral.
Como a maior preocupação durante a gestação é a de manter a saúde e o desenvolvimento do bebê não são todas as medicações para o tratamento de hemorroidas que são permitidas neste período.
Medidas para aliviar os sintomas de hemorroidas:
• Bolsa de Gelo
• Banho de Assento com Água Morna
• Higiene Anal Após Evacuação
• Uso de Pomadas
• Medicações Via Oral
1. Bolsa de Gelo
O gelo local é utilizado nas primeiros 24 a 48 horas do inicio dos sintomas.
Deve aplica-lo várias vezes ao dia como o objetivo de diminuir o inchaço da hemorroida. O gelo também auxilia no controle da dor.
Sempre lembrando de cobrir o gelo com uma compressa ou toalha para não lesionar a pele da região perineal.
2. Banhos de Assento Água Morna
Algumas mulheres tem alívio maior com banhos de assento com água morna. O calor na região anal ajuda a diminuir a hemorroida melhorando a circulação local.
O banho de assento consiste em sentar em uma bacia ou banheira com água morna por 10 a 20 minutos.
Cuidado deve ser tomado com a temperatura da água, que não pode ser muito alta para evitar queimaduras. Da mesma forma, deve-se secar bem a área para não ficar úmida.
Na impossibilidade de fazer os banhos de assento e para as mulheres que estão no final da gestação, como alternativa, pode-se usar uma bolsa de água quente envolvida em uma toalha ou compressa aplicada na região perineal. Também tomando o cuidado para não queimar a pele local.
3. Higiene Anal Após Evacuação
A crise de hemorroida durante a gestão pode prejudicar a higiene da região anal após a evacuação.
O ideal é lavar a região anal com água corrente ou usar toalhas umedecidas sem perfume.
4. Uso de Pomadas
Existem algumas pomadas para hemorroidas no mercado que propiciam melhora dos sintomas de hemorroida. O coloproctologista vai indicar a mais adequada para cada caso.
Lembre-se que várias medicações estão contraindicadas no período gestacional, por isso evite a automedicação.
5. Medicações Via Oral
Medicações utilizadas para o tratamento de hemorroidas somente podem ser utilizadas sob prescrição médica, com o consentimento do médico obstetra.
A presença de plicomas ou hemorroidas pequenas não é contra-indicação para o parto normal. No entanto, pacientes com hemorroidas extensas podem apresentar piora após o parto.
Por outro lado, a constipação intestinal no pós-parto de cesariana ou parto normal, pode levar a uma crise de hemorroida.
Muitas mulheres permanecem com plicomas após uma crise hemorroidária. Ou seja, os sintomas de dor ou sangramento melhoram, entretanto permanecem com excesso de pele na margem anal ou ainda com hemorroidas grandes. Nestes casos o tratamento definitivo é postergado para o pós-parto.
Referências
Avsar AF, Keskin HL. Haemorrhoids during pregnancy. J Obstet Gynecol. 2010; 30(3):231-237
Poskus T, Buzinskiene D, et al. Haemorrhoids and anal fissures during pregnancy and after childbirth: a prospective cohort study. BJOG 2014; 121(13):1666-71
Quijano CE, Abalos E. Conservative mamagement of symptomatic and/or complicated haemorrhoids in pregnancy and the puerperium. Cochrane Library 2005. Review 2012
Mirhaidari SJ, Porter JA, Slezak FA. Thrombosed external hemorroids in pregnancy: a retrospective review of outcomes. Int J Colorrectal Dis. 2016; 31:1557-1559
Vazquez JC. Constipation, haemorrhoids and heartburn in pregnancy. BMG Clin Evid 2010;08:1411