Hemorroidas na gestação: conheça as causas

A doença hemorroidária é frequente na população em geral, porém nas gestante e no pós-parto precoce sua incidência se eleva.

São vários os fatores que podem contribuir para o surgimento de hemorroidas no período gestacional e pós-parto, principalmente:

•   Aumento do útero
•   Constipação intestinal
•   Aumento de hormônios
•   Trabalho de parto

 

Aumento do útero

O útero aumenta de tamanho e peso com passar da gravidez e o desenvolvimento do feto.

Este aumento leva a diminuição do retorno de sangue da pelve, que causa aumento da pressão nas veias do reto e região anal. Estas podem ficar mais inchadas favorecendo o hemorroidas sintomáticas.

 

Constipação Intestinal

Outro fator que favorece surgimento ou piora do quadro de hemorroidas durante a gravidez é a constipação intestinal.

A constipação intestinal pode ser causada pela ingestão inadequada de fibras e líquidos.

Na gestação é comum a suplementação de vitaminas e ferro. O ferro pode deixar as fezes mais ressecadas piorando a constipação intestinal neste período.

A diminuição da atividade física também pode estar associada à constipação intestinal.

Fatores fisiológicos da gestão como o aumento de volume do útero, que pode comprimir o reto, e os hormônios que aumentam neste período podem  contribuir para a constipação intestinal da grávida.

Veja também: Constipação na gestação

 

Aumento de Hormônios

O aumento do hormônio progesterona que ocorre durante a gravidez tem efeitos em todo o corpo da mulher alterando sua fisiologia neste período.

A progesterona atua sobre o intestino, diminuindo a contração e movimentos peristálticos, além de agir sobre as paredes dos vasos sanguíneos contribuindo para que os vasos do ânus e canal anal se tornem mais inchados facilitando o surgimento de hemorroidas.

 

Trabalho de Parto

O trabalho de parto que se prolonga por muitas horas, a necessidade de grande esforço para expulsar o bebê e peso do bebê de acima de 3800g, podem desencadear uma crise de hemorroida no pós-parto.

 

Sintomas Mais Comuns de Hemorroidas na Gestação

Os sintomas mais comuns de hemorroidas durante a gestação são:

•   Inchaço na margem anal
•   Sangramento anal vivo
•   Dor anal
•   Coceira na região anal
•   Pele na margem do ânus

 

Qual Período da Gestação Há Maior Risco de Crise de Hemorroida?

A maioria dos casos de hemorroidas sintomáticas ocorrem no 3o. trimestre da gravidez (período final da gestação) devido ao volume do útero aumentado e a diminuição do retorno do sangue da pelve.

Alguns casos ocorrem no pós-parto devido ao esforço para expulsar o bebê no parto vaginal ou por constipação intestinal, que é bastante comum nesta fase.

 

Como Evitar Hemorroidas na Gravidez?

Medidas que podem prevenir hemorroidas durante a gestação:

•   Evite a constipação intestinal ingerindo alimentos ricos em fibras: legumes, frutas, alimentos integrais verduras cozidas, leguminosas, e beba bastante líquidos como água, água saborizada, chás quentes e frios, água de coco.
•   Evite postergar a evacuação, ou seja, ouça o chamado do intestino
•   Não fique muito tempo sentada no vaso sanitário
•   Evite fazer esforço para evacuar
•   Pratique atividade física e de fortalecimento do períneo

 

Referências

Avsar AF, Keskin HL. Haemorrhoids during pregnancy. J Obstet Gynecol. 2010; 30(3):231-237

Poskus T, Buzinskiene D, et al. Haemorrhoids and anal fissures during pregnancy and after childbirth: a prospective cohort study. BJOG 2014; 121(13):1666-71

Quijano CE, Abalos E. Conservative mamagement of symptomatic and/or complicated haemorrhoids in pregnancy and the puerperium. Cochrane Library 2005. Review 2012

Mirhaidari SJ, Porter JA, Slezak FA. Thrombosed external hemorroids in pregnancy: a retrospective review of outcomes. Int J Colorrectal Dis. 2016; 31:1557-1559

Vazquez JC. Constipation, haemorrhoids and heartburn in pregnancy. BMG Clin Evid 2010;08:1411