Pele na Margem do Ânus – Plicoma

O excesso de pele na margem anal é chamado de plicoma e pode aparecer depois de uma crise de trombose hemorroidária ou da hemorroida que se desenvolve durante o período da gestação após a resolução do coágulo.

O plicoma ocorre porque a pele da margem anal se distende e perde a elasticidade e não regride.

Geralmente é um tecido flácido e indolor, porém pacientes que têm fissura anal crônica ou crises de fissura anal recorrentes, também podem ter plicoma. Isso acontece porque há uma reação inflamatória local gerada pela fissura anal. Nestes casos o plicoma fica inchado e dolorido.

Muitas vezes o plicoma é confundido com hemorróidas, embora alguns pacientes possam ter hemorróidas associadas.

Plicomas maiores podem dificultar a higiene anal, favorecendo umidade da região e irritação da pele da margem do ânus, levando a um desconforto local, coceira anal e até infecções por fungos.

Quando os plicomas estão localizados na região anterior do ânus nas mulheres podem interferir na relação sexual. Além disso, algumas mulheres sentem-se inseguras em ter relação sexual por terem plicomas, mesmo que pequenos.

 

O Plicoma Some Sozinho?

Uma vez formado, o plicoma não some, porém tende a diminuir de tamanho quando ocorre após uma crise hemorroidária, desde que o tratamento seja feito adequadamente.

Plicomas relacionados à fissura anal geralmente são pequenos e não incomodam após o tratamento adequado da fissura. Porém, quando a fissura é reaberta os sintomas retornam e o plicoma fica mais dolorido e inchado.

 

Qual o tratamento indicado para o Plicoma?

A cirurgia para retirada do plicoma é indicada quando há dificuldade de fazer a higiene da região anal ou quando causa desconforto e inchaço frequentes ou ainda quando o plicoma é muito grande e flácido.

Várias pacientes procuram o coloproctologista porque querem tirar o plicoma. Muitas, por desejo de melhorar a estética da região anal. Vale analisar, caso a caso, a indicação de cirurgia nesta situação.

 

Referências

Principles and practice of surgery for the colon, rectum and anus/by Philip H. Gordon and Santhat Nivatvongs. 3rd ed. Informa Healthcare New York 2007

The ASCRS textbook of colon and rectal surgey/ editor Scott R Steele, James W. Fleshman et al.3rd ed. Springer New York 2016

Corman’s colon and rectal surgery/ editor Marvin L. Corman 6th ed.Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia 2013

https://www.fascrs.org
https://portaldacoloproctologia.com.br