Hemorroidas: o que são e como evitar

A doença hemorroidária ou simplesmente hemorroida é uma das doenças mais frequentes da região anal e de procura ao consultório do coloproctologista.

 

O que são Hemorroidas?

Hemorroidas não são varizes, ao contrário do que muitos pensam.

As hemorroidas são um conjunto de vasos que protegem a musculatura do ânus e canal anal para que, no momento da passagem das fezes, durante a evacuação, não haja trauma local.

Além disso, auxiliam na continência, ou seja, ajudam a fechar o ânus e evitar perda de gases e fezes involuntárias.

 

Hemorroidas: sintomas

Existem dois tipos de hemorroidas. As hemorroidas internas e as externas e elas podem também ocorrer combinadas.

Os sintomas dependem do tipo de hemorroida. Os mais frequentes são:

•   Sangramento
•   Prolapso
•   Dor
•   Nódulo na margem anal

O sangramento hemorroidário, em geral, é vermelho vivo, de pequena quantidade e relacionado às evacuações. Pode ser notado no vaso sanitário ou no papel higiênico. Ocasionalmente o sangramento pode ser em maior volume. Raramente é grave podendo levar à anemia. Algumas vezes pode-se notar sangramento na roupa íntima.

Outro sintoma relacionado às hemorroidas é o prolapso anal no momento da evacuação. Dependendo do volume das hemorroidas e por esforço para evacuar, os mamilos hemorroidarios se exteriorizam para fora do ânus. Em geral, retornam espontaneamente para dentro do canal anal. Porém, quando são muito grandes, há necessidade redução digital, ou seja, empurrar a hemorroida para dentro do canal anal.

Nódulos dolorosos de início agudo são chamados de trombose hemorroidária externa. São coágulos de sangue que se formam na margem externa do ânus que tendem a ser muito dolorosos. Em geral, aparecem de forma aguda e que quando rompem podem sangrar.

Hemorroidas grandes podem ficar constantemente para fora do ânus, gerando muito desconforto local, sangramento e umidade, notados na roupa íntima e irritação da pele da margem do ânus.

Pode haver inchaço ou excesso de pele da margem anal e flacidez da mesma, que formam os plicomas, que são muito comuns após a gestação ou após crises de trombose hemorroidária.

 

O que causa Hemorroida

O fatores que fazem com que as hemorroidas aumentem de volume, fiquem para fora do ânus e sangrem estão relacionados à:

•   Constipação intestinal (intestino preso)
•   Constituição física
•   Esforço para evacuar
•   Exercícios físicos exagerados
•   Gravidez
•   Hábitos alimentares inadequados – dieta pobre em fibras e líquidos
•   Hereditariedade (genética)
•   Permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário

 

Medidas para evitar Hemorroidas

Para evitar incômodos relacionados às hemorroidas é importante manter o intestino funcionando de forma regular, sem que seja preciso fazer esforço para evacuar ou que as fezes fiquem ressecadas ou muito duras.

Para isso, é preciso comer uma dieta rica em fibras e, se necessário, tomar suplementos de fibra. É indicada uma quantidade de 25-35 gramas de fibra/dia para que as fezes fiquem amolecidas, formadas e volumosas e fáceis de eliminar.

Ingerir líquidos é muito importante, pois a fibra absorve a água aumentando o bolo fecal. Se a ingestão de líquidos é insuficiente, as fezes podem ficar mais ressecadas e causar mais desconforto ao evacuar.

Evite esforço fazer excessivo ao evacuar.

Não faça do vaso sanitário de cadeira de leitura.

Permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário aumenta a pressão na região anal e favorece o aumento de volume das hemorroidas.

 

Lembre-se de procurar auxílio do coloproctologista

Para muitas pessoas quaisquer sintomas da região do ânus, como sangramento e dor, estão relacionados à hemorroida.

Porém, dor e sangramento anal podem ter outras causas, como fissura anal, úlcera no ânus e câncer na região anal.

Ao examinar o paciente no consultório (exame proctológico), o coloproctologista identifica a causa dos sintomas e orienta o tratamento adequado.

Além de fazer o diagnóstico correto e classificar os mamilos hemorroidarios, esse exame descarta outras doenças que podem ocasionar sintomas semelhantes aos da doença hemorroidária como sangramento e dor anal e que têm tratamento diferente ao da hemorroida.

 

Referências

Principles and practice of surgery for the colon, rectum and anus/by Philip H. Gordon and Santhat Nivatvongs. 3rd ed. Informa Healthcare New York 2007

The ASCRS textbook of colon and rectal surgey/ editor Scott R Steele, James W. Fleshman et al.3rd ed. Springer New York 2016

Corman’s colon and rectal surgery/ editor Marvin L. Corman 6th ed.Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia 2013

https://www.fascrs.org
https://portaldacoloproctologia.com.br